Lordosa é uma das freguesias do concelho e distrito de Viseu, localizada na província histórica da Beira Alta. No atual sistema hierárquico de divisão do território em regiões, está inserida na região NUTS de nível II do Centro e na sub-região de nível III de Viseu Dão-Lafões (anteriormente designada apenas por “Dão-Lafões”).
A freguesia de Lordosa localiza-se na margem esquerda do rio Vouga, apresentando uma geometria retangular com 22,31km2 de área, onde residem 1 642 habitantes (segundo os censos de 2021) que se encontram distribuídos por 14 localidades: Pousa Maria, Lageosa, Galifonge, Sanguinhedo de Maçãs, Bigas, Vilarinhos, Bairro de Stº António, Vilar, Paçô, Folgosa, Fermentelos, Quinta do Salgueiro, Casal Gozo e Quintãs. É delimitada em todos os seus extremos por outras freguesias do concelho de Viseu: Calde a norte, UF de Barreiros e Cepões a este, Mundão, Abraveses e Campo a sul; e Bodiosa e Ribafeita a oeste.
Em termos da rede de transportes da freguesia, a nível rodoviário, na conexão com as regiões limítrofes, Lordosa encontra-se bem servida pela histórica Estrada Nacional nº2, que conecta todo o país continental de norte a sul, e aqui permite a conexão de Lordosa com a cidade de Viseu, em cerca de 10 a 15 minutos de automóvel. A freguesia é ainda atravessada de norte a sul pelo IP3/A24, na ligação de Viseu com Castro Daire, seguindo para Vila Real e para a Galiza (figura 5). Em relação à oferta de transporte público coletivo, a freguesia é servida por duas linhas de autocarro da Mobilidade Urbana de Viseu: a linha 17, com paragens no aeródromo, Folgosa, Fermentelos, Lageosa, Quintãs e na Igreja de Lordosa; e a linha 16, com várias paragens em Paçô e Galifonge, e ainda nas residências e no instituto Piaget. Relativamente às conexões aéreas, o Aeródromo de Viseu, situado na freguesia, possui ligações a Bragança, Vila Real, Cascais e Portimão, de aeronave.
Conforme se verifica na figura 5, há um outro caminho que atravessa a freguesia de Lordosa, não sendo na realidade parte da rede viária por si mesmo, mas parte da rede do Caminho português do interior para Santiago de Compostela. Os Caminhos de Santiago são património mundial da UNESCO e são uma rede de múltiplos percursos que atravessam a Europa com destino a Santiago de Compostela. Parte dessa rede inclui-se em território português, chamados de “caminho português”, com ligação que atravessa esta freguesia, mais precisamente o percurso entre Viseu e Almargem. Desde Viseu, o peregrino percorre um total de 385km até Santiago de Compostela, o que permite a envolvência com o meio rural por parte dos peregrinos no contacto com as gentes, as igrejas, as alminhas, as pontes e vias ancestrais, entre outros elementos identitários da freguesia (CM Viseu, 2021).