Museu Verde Gaio – Lordosa

museu etnográfico. verde gaio. lordosa

Ciclo do pão

a arte de fabricar pão em lordosa

Em Lordosa pode-se observar a relação da natureza com a forte presença da agricultura na região. As vastas áreas agrícolas afeiçoam-se às condições do meio, acompanhado as várzeas das linhas de água, terrenos naturalmente mais fertéis.
Depois de ser feita a colheita do milho nos campos agrícolas, este é armazenado nos diversos ESPIGUEIROS que se encontram pela freguesia, símbolo da ruralidade. A sua construção elevada e arejada servia a armazenagem e secagem das espigas, proteção relativamente à humanidade e à eventual intrusão de animais.
Depois eram transportados para as eiras, local onde acabavam de secar as espigas e era realizada a DESFOLHADA, altura em se retira a espiga (ou maçaroca) da planta, que se chama milho. Embora possa parecer uma festa, é um trabalho duro e cansativo.
Seguiam-se as fases finais de moagem e de cozedura do pão. Esta última podia ser realizada em fornos comunitários, em que se estabeleciam interações sociais entre a população.
Em várias destas fases é utilizado, como meio de transporte, um CARRO DE BOIS. Uma carroça puxada por Um ou mais bois em que o seu uso varia entre transporte de carga e de pessoas.

Galeria